Giro nas Ruas desta semana foi visitar a Avenida Comendador Franco

Principal ligação de Curitiba com a região metropolitana, a Avenida Comendador Franco, popularmente conhecida como Avenida das Torres, tem aproximadamente 18 quilômetros de extensão e é constituída de três vias que ligam o aeroporto de São José dos Pinhais ao Centro de Curitiba. A rua já foi uma das rotas dos tropeiros e ligava as colônias de italianos de São José dos Pinhais até a capital paranaense.

O apelido da rua vem da década de 1930, quando torres de energia foram instaladas mesmo antes de tecnicamente existir uma avenida que ligasse Curitiba a São José dos Pinhais, que foi oficialmente implantada nos anos 70. Em 18 de dezembro de 2002 uma placa foi inaugurada em frente à avenida pelo então prefeito Cassio Taniguchi intitulada Viaduto da Avenida das Torres e descrita como uma obra executada pela Capital Social Viaduto estabelecendo linha direta entre Curitiba e São José dos Pinhais. Sob ele, um trecho asfaltado dá acesso a Avenida do Linhão do emprego.

Em janeiro de 2018 a última torre foi removida pela empresa Copel, que durante três meses trabalhou na retirada das 25 torres que antes existiam na avenida. A partir de então, a transmissão passou a ser subterrânea. Além de nomear a Avenida Comendador Franco, as estruturas também foram responsáveis pela identificação da Vila Torres, que antes era chamada de Vila Pinto.

Acompanhe na Reportagem do estudante de Jornalismo,
Noemia Sibele, da Universidade Positivo

Se você já foi para São José dos Pinhais ou para as praias de Santa Catarina, provavelmente passou pela Avenida Comendador Franco ou Avenida das Torres. Além de ligar pontos de uma cidade a outra, a via evoluiu para um local de grandes comércios e instituições. Entre esses estabelecimentos está a Fundação Araucária, que tem o objetivo de incentivar pesquisas no Estado, e pontos de visitação, como o parque São José e o memorial do Rio Iguaçu, inaugurado em 2018. Ele fica no Parque da Imigração Japonesa, um espaço de educação ambiental às margens do Rio Iguaçu, em Curitiba. O local é administrado pela Sanepar. Além do portal de divisão entre Curitiba e São José, a rua ainda conta com uma fonte que fica entre a Comendador Franco e a Swami Vivekananda. O nome significa portal entre os dois municípios e representa a cidade ecológica.

Moradora do local há 40 anos, a aposentada Marieli Medeiros Santos, de 57 anos, conta que, no início, a via não era de fácil acesso.

Marieli comenta também o que presenciou de curioso durante os anos que vive no local.

Em junho de 2020 foram retomadas as obras da Ponte sobre o Rio Iguaçu com o objetivo de ligar a Avenida Senador Salgado Filho a São José dos Pinhais, sem que para isso seja necessária a utilização da Avenida das Torres, o que ocorre atualmente. Quando efetivada, a ideia é que a avenida traga mais segurança para o acesso à ponte sentido São José dos Pinhais. A obra é realizada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Você ouviu na reportagem de Noemia Sibele.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem